quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Audioslave

Para podermos entender a história da formação do Audioslave, é preciso falar de duas bandas de peso no cenário do rock: RATM (Rage Against The Machine) e Soundgarden.


Da esquerda para a direita: Brad Wilk (batera); Chris Cornell (Vocal); Tim Commeford (baixo); e Tom Morello (guitarra)

O vocalista do Rage Against the Machine - Zack de la Rocha - deixou a banda em outubro de 2000 para seguir carreira solo. Foi aí que os três integrantes remanescentes partiram à busca de um novo vocalista.

O futuro do Rage Against the Machine era incerto quando Tom Morello (guitarrista), Tim Commeford (baixo e vocal de apoio) e Brad WIlk receberam o vocalista Chris Cornell (ex-Soundgarden) para um ensaio.

Cornell vinha de uma bem sucedida carreira no Soundgarden - grupo de Rock Grunge - nos anos 1990 e já havia lançado um álbum solo, "Euphoria Morning", em 1999. O entrosamento entre eles superou as expectativas de todos, em pouquíssimo tempo uma banda nova estava surgindo.

Em março de 2002, a nova banda anunciou sua participação no Ozzfest, o maior festival itinerante de rock dos EUA, promovido pelo véiaco Ozzy Osbourne. No entanto, com tudo definido, datas e horários dos shows, Chris Cornell, num ataque de xilique, anuncia sua saída da banda, mas a gravadora Epic continuou anunciando que o disco seria lançado e em pouco tempo Cornell estava de volta, para ficar.

No início o projeto foi batizado "Civilian", no entanto já existia uma banda com esse nome e foi preciso procurar outro. Chris Cornell sugeriu Audioslave e todos concordaram. Também já existia um Audioslave. Desta vez um acordo financeiro permitiu que o novo grupo passasse definitivamente a se chamar Audioslave.

A banda ganhou Disco de Ouro com a vendagem de 500 mil cópias de seu primeiro álbum, intitulado "Audioslave".

O segundo disco, teve excelente repercussão, fazendo com que a banda chegasse a ocupar o topo na Billboard, e possibilitou algo incrivelmente inédito. Out of Exile é o título do disco e em seu  lançamento, a banda viajou a Cuba  para fazer uma inédita apresentação na ilha de Fidel Castro.

O show foi gravado para lançamento em DVD, batizado de Live in Cuba o material é fruto de um registro de uma apresentação da banda na praça do antiimperialismo, indo contra a política americana de embargo imposta àquele país em Havana e traz, além de faixas ao vivo, um documentário sobre a passagem do grupo pelo país. 

Talvez esse feito só tenha se realizado em detrimento das muitas vezes em que os ex-integrantes da banda RATM saíram às ruas dos EUA lutando em pról dos imigrantes. Por vezes, os músicos foram presos por esta causa.

O grupo lançou mais um disco - Revelations - do qual eu não gosto muito e em 2007, Chris Cornell resolve abandonar a banda de vez, pelos motivos que todo músico alega quando está insatisfeito: divergência artística ou problemas pessoais.

Pra nossa sorte o Rage voltaria a se reunir ainda em 2007. Inclusive, eles tocarão no festival aqui no Brasil - o SWU - que acontecerá em outubro próximo. O show vai ser foda pra caralho, mas eu não vou. Tô pobre e curando ressaca com cerveja barata!!

Pra quem não conhece, vale a pena baixar os trabalhos das três bandas: Audioslave, Rage Against The Machine e Soundgarden.

Abraços.

DFWU

Um comentário:

  1. soh banda foda... os caras do rage sao escrotos. musicalidade fora do comum. quando juntaram com o cornell então...

    show de bola o blog cara!! parabéns

    ResponderExcluir