quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Conhecendo as vodkas e degustando-as

Vou falar de uma das minhas paixões no mundo alcoólico:

 VODKA

 Ôpa... Imagem errada...

Agora sim (a outra é melhor... droga!)


Pois é. A vodka, apesar de ser causadora de alguns acontecimentos relativamente infelizes na minha vida, é adorada por mim. (eu tenho um altar com centenas de garrafas aqui e peço orientações a elas todo santo dia)

Então... Lí um artigo e resolvi postá-lo aqui, pois achei interessantíssimo. E como eu só posto coisas interessantes (aham...)
Boa leitura.


Sabor e Qualidade das Vodkas

Ingredientes, destilação e filtração são os três elementos que determinam a qualidade, o preço e o sabor da vodka.
Baseado no tipo e qualidade dos ingredientes, a suavidade é melhor ou pior. Milho, batata, melaço, cevada, centeio e trigo são os ingredientes habitualmente utilizados para a produção da vodka.
Vodkas produzidas a partir do milho tendem a apresentar um sabor neutro. Aquelas produzidas a partir do trigo têm característica mais suave, são mais macias; enquanto as vodkas produzidas com outros ingredientes carregam um pouco das essências de frutas que contêm.


Qualidade
Boa
Superior
Premium
Ultra Premium
Ingredientes
Milho, Sorgo, Fontes baratas de amido.
Milho, Sorgo, Fontes baratas de amido.
Um único ingrediente de melhor qualidade como batata, trigo ou centeio.
Um único ingrediente de melhor qualidade como batata, trigo ou centeio.
Destilação
2 a 3 colunas
2 a 3 colunas
2 a 4 colunas
2 a 6 colunas
Filtração
Nenhuma
Filtro de carvão simples
Filtro de carvão ativado
Mecanismos complexos de filtração
Sabor
Picante (queimação)
Um pouco picante, sem característica individual.
Menos picante a mais suave, com característica individual.
Muito suave, com característica individual pronunciada.

A boa destilação se baseia na capacidade de manter as partes do destilado com sabor e descartar as impurezas. As destilarias possuem seus segredos para alcançar o equilíbrio entre pureza e sabor.
Destiladores contínuos são os mais usados pelas destilarias por oferecerem melhor controle de temperatura e obtenção do melhor nível de pureza e sabor. Em geral, quanto maior o número de colunas maior a pureza e, por conseguinte, maior o preço.
Uma sensação de ardido do centeio, um discreto adocicado do trigo ou a sensação de frutas. Estes são os segredos da vodka.
Escolha a sua e bom proveito!!!

Agora, como degustá-las:


1. Coloque a vodka escolhida em um pequeno copo e deixe alguns minutos até que o copo e o liquido fiquem à temperatura ambiente.

2. Primeiro, cheire a vodka. Perceba se o cheiro do álcool sobe rapidamente e queima ou faz arder seu nariz e olhos ou, se o cheiro é apenas forte, mas agradável.

3. Segundo, beba um pequeno gole e espalhe a vodka na frente da boca, depois na parte de trás da boca, antes de engolir. Sinta se a vodka queima as papilas gustativas ou somente as revigora.

4. Terceiro, respire fundo imediatamente antes de engolir e sinta como o vapor alcoólico chega à garganta. Novamente, perceba se é uma sensação de ardência ou uma queimação agradável.

5. Engula esta pequena quantidade e identifique onde você começa a sentir a bebida conforme ela desce.

6. Finalmente, beba o restante e engula. Perceba se a sensação de queimação se inicia na garganta e depois desce. Ou, se a queimação se inicia no estômago e sobe para o tórax.

7. Aprecie a pós-degustação. Há alguma sensação residual? Com algumas vodkas você pode detectar um sabor de alcaçuz ou de anis no fundo da boca. Este é um sinal de que você bebeu uma vodka destilada de grãos.

8. O paladar de cada um de nós é uma característica individual, no entanto, todos podemos distinguir uma vodka de qualidade se soubermos como avaliá-la.

Com o passar do tempo e o aprimoramento do paladar, seremos capazes de distinguir as características e qualidades da vodka para apreciá-la cada vez mais.


Cheers!
DFWU


2 comentários:

  1. E você já sabe distinguir uma vodca pelo paladar?

    ResponderExcluir
  2. Acho que só algumas... Mas é um caminho longo até conseguir distinguir vários tipos de vodkas...
    No mais, pode ter certeza de que eu tô treinando. E MUITO!!

    ^^

    ResponderExcluir